Brasil recebeu o turista de número seis milhões em 2013

07/12/2013 07:17

O Brasil recebeu, na manhã desta quinta-feira (05), o turista de número seis milhões em 2013. Isso representa um fato inédito na história do país que, desde 2005, estava no patamar dos cinco milhões de visitantes por ano. Segundo a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), o índice teve a ajuda dos grandes eventos que aconteceram no Brasil este ano, como a Copa das Confederações da FIFA e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que marcou a primeira visita oficial do Papa Francisco ao país.

A turista argentina Nadia Panis, de 30 anos, veio de Buenos Aires no voo da TAM JJ8003 e, ao chegar no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão), foi surpreendida com muita festa, jingle especial da ação, além de ter recebido mapas especiais do Rio, certificado, brigadeiros e um voucher para uma estadia em Búzios, na Região dos Lagos. A recepção foi gravada e o vídeo promocional será divulgado posteriormente na internet.

Além da celebração para Nadia, a Embratur preparou uma ação para mais 40 passageiros do mesmo voo. Quando eles passaram pelo portão de desembarque do aeroporto, sensores colocados nas malas de cada um ativaram um letreiro que mostrou a frase “Seja bem-vindo” e o respectivo nome dos viajantes.

As autoridades esperam manter - ou superar - esse impressionante número em 2014, quando o país receberá um grande fluxo de turistas para a Copa do Mundo. A expectativa do Ministério do Turismo é que o número fique em torno dos sete milhões de visitantes, sendo 600 mil só entre junho e julho.

Argentina é o país que mais envia turistas ao Brasil

Os números do turismo de 2013, divididos por países e continentes, ainda não foram fechados. No entanto, sabe-se que, no ano passado, o Brasil recebeu cerca de 5,7 milhões de visitantes estrangeiros, sendo a maioria deles vinda da América do Sul (2.628.957). A Argentina, assim como deve acontecer novamente este ano, foi o país que mais impulsionou o nosso turismo, com um total de 1,6 milhão de “hermanos”.

Em seguida, vieram turistas da Europa (1.621.183), América do Norte (716.583), os da Ásia (297.161), África (92.349), Oceania (52.815) e América Central (42.879).

Em relação a outros países, Brasil ainda recebe poucos turistas

Mesmo com um resultado positivo, o Brasil ainda tem um enorme potencial turístico não explorado. Aliado a isso, a falta de segurança, infraestrutura e a alta dos preços também impedem que mais turistas estrangeiros conheçam o nosso país. Para efeito comparativo, veja a seguir os 10 países que mais receberam turistas em 2012