Brasileiro pretende pesquisar mais antes de comprar neste Natal

02/12/2013 00:59

SÃO PAULO – Os consumidores estão mais atentos ao seu orçamento neste Natal. De acordo com um levantamento realizado pela Deloitte sobre os hábitos de consumos dos brasileiros, 54% dos compradores pretendem pesquisar mais antes de comprar os presentes.

Além disso, os resultados indicam que o brasileiro está passando por uma mudança em seus hábitos de consumo e em seu planejamento financeiro. Por exemplo, a quantidade de entrevistados que planejam economizar seu 13º salário subiu 50% em relação ao ano passado, totalizando 36% dos consumidores; já 35% planejam quitar dívidas com o benefício.

Para o sócio-líder da Deloitte e responsável técnico pela pesquisa, Reynaldo Saad, os dados “indicam sinais de amadurecimento e maior consciência da utilização do crédito bancário por parte do consumidor brasileiro, que administra melhor suas dívidas e poupa parte de seus rendimentos para gastos futuros.”

Gastos

Apesar de estar mais atento com os gastos, o volume de compras não deve reduzir, uma vez que 59% dos consumidores pretendem gastar mais ou o mesmo do que gastou em 2012. Em média, os entrevistados apontam que deverão gastar R$ 61,85 por presente, 11% a mais do que no ano passado.

Quanto à forma de pagamento, o levantamento mostra que, pela primeira vez em quatro anos de pesquisa, o cartão de crédito em “única parcela” e o “parcelado” foram apontados como principais meios de pagamento a serem utilizados pelos consumidores, sendo que 74% indicaram essas alternativas. O dinheiro ficou com 69% da preferência e o cartão de débito, com 49%.