Pessoas mortas por tufão nas Filipinas são 418

08/12/2012 11:28

O número de pessoas mortas pela passagem do tufão Bopha pelas Filipinas já soma 418. Anteriormente, o total chegou a ser divulgado como mais de 500. Equipes de resgate ainda trabalham para o auxíçop a milhares de desabrigados.


 

 

Outras 383 pessoas encontram-se desaparecidas no Centro e sul do arquipélago asiático, as zonas do país mais atingidas pelo vendaval, que chegou ao país na segunda-feira passada.


 

O tufão perdeu força ontem e se transformou em uma tempestade tropical, que deve deixar as Filipinas neste sábado em direção ao mar da China Meridional e à ilha de Bornéu, na Indonésia.


 

Segundo Arturo Uy, governador da província do Vale de Compostela, na ilha de Mindanao, estão se considerando a escavação de valas coletivas se a maior parte dos mortos deixar de ser identificada nos próximos dois ou três dias. Ele estima que só na sua província, 212 morreram e cerca de 400 estão desaparecidos.


 

Dos mais de cinco milhões de desabrigados, 64 mil se encontram hospedados em cerca de 500 abrigos, principalmente em Mindanao e no microarquipélago de Visayas. O número de imóveis atingidos chega a 15.850, sendo que 10 mil foram totalmente destruídos. (das agências)