São Paulo vence Ceará, evita tragédia e segue sonhando com título inédito da Copa do Brasil

27/08/2015 00:25

Após o desastre da semana passada, com a derrota no Morumbi, o São Paulo reagiu. Na noite desta quarta-feira, Castelão, a equipe paulista venceu o Ceará por 3 a 0, reverteu a vantagem e garantiu uma vaga para as quartas de final da Copa do Brasil.

A vitória amplia a história de Rogério Ceni, autor do primeiro gol, em torneios de mata-mata, já que o goleiro, que deve se aposentar no final do ano, tinha a partida desta noite como uma possível despedida em torneios eliminatórios. Agora, segue sonhando com a Copa do Brasil, único título que lhe falta com a camisa do São Paulo.

O Ceará começou o jogo administrando a vantagem obtida com a vitória no Morumbi. O São Paulo tinha a posse de bola, mas pouco perigo levava ao gol de Luis Carlos, que só aos 16 minutos viu um lance de perigo, no chute cruzado de Reinaldo que passou perto da trave.

Aos 27, os donos da casa tiveram sua melhor chance no primeiro tempo. Em contra-ataque, Fabinho invadiu a área e ficou cara a cara com Rogério Ceni, mas acabou chutando em cima do goleiro.

A oportunidade perdida foi sentida minutos depois. Quase no meio de campo, aos 41, Wellington Carvalho fez falta dura em Alexandre Pato, perto da lateral. O árbitro Pablo dos Santos Alves não teve dúvidas e aplicou cartão vermelho direto, deixando o Ceará com um a menos.

O São Paulo partiu para o ataque e, dois minutos depois, Carlinhos invadiu a área pelo lado direito e foi derrubado por Sanchez. Pênalti cobrado e convertido por Rogério Ceni, que chutou no canto esquerdo do goleiro para fazer 1 a 0.

Na segunda etapa, o placar ainda interessava ao Ceará, mas o time da casa resolveu sair mais para o jogo, mas o São Paulo respondeu rápido e, aos 10 minutos, O volante Thiago Mendes, recebeu na intermediária e resolveu arriscar. O chute foi forte, no canto direito e sem chances para Luis Carlos.

O 2 a 0 classificava o São Paulo e obrigava a equipe cearense a marcar pelo menos um gol para levar a disputa para os pênaltis. Aos 14 minutos o gol quase saiu. Fabinho cobrou falta com categoria e acertou o travessão do gol defendido por Rogério Ceni.

As esperanças do Ceará acabaram aos 30 minutos. Bruno fez boa jogada e foi à linha de fundo e cruzou para trás. Alexandre Pato emendou de primeira e marcou seu 21º gol na temporada, o terceiro do São Paulo no jogo.

Os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil serão sorteados na próxima segunda-feira, dia 31, às 12h30, na sede da CBF. O sorteio da ordem dos mandos de campo acontece no mesmo dia, mas às 14 horas.

FICHA TÉCNICA:

CEARÁ 0 X 3 SÃO PAULO

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)

Data: 26 de agosto de 2015, quarta-feira

Horário: 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Pablo dos Santos Alves (PB)

Assistentes: Clóvis Amaral da Silva (PE) e Luís Filipe Gonçalves Correa (PB)

Cartões amarelos: Carlão, Siloé, Tiago Cametá e João Marcos (Ceará); Michel Bastos, Thiago Mendes e Reinaldo (São Paulo)

Cartão vermelho: Wellington Carvalho (Ceará)

Gols: SÃO PAULO: Rogério Ceni, aos 45 minutos do primeiro tempo; Thiago Mendes, aos 10, e Alexandre Pato, aos 30 minutos do segundo tempo

CEARÁ: Luís Carlos; Gilvan (Sandro), Charles e Wellington Carvalho; Tiago Cametá, Carlão, João Marcos, Wescley (Júlio César) e Sanchez; Fabinho e Siloé (Rafael Costa)

Técnico: Marcelo Cabo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Hudson, Rodrigo Caio, Luiz Eduardo e Reinaldo (Matheus Reis); Thiago Mendes, Thiago Mendes, Michel Bastos (Wesley) e Paulo Henrique Ganso; Carlinhos, Wilder (Hudson) e Alexandre Pato

Técnico: Juan Carlos Osorio

Fonte: ESPN