Tremor de 5,9 graus no norte da Itália deixa mortos e feridos

20/05/2012 13:23

O terremoto de 5,9 graus de magnitude na escala Richter atingiu o norte da Itália, a 5 km ao leste de San Felice sul Panaro, às 2h03 (23h03, no horário de Brasília) deste domingo (20). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor foi registrado a uma profundidade de cerca de 10 km.

As regiões de Bolonha, Toscana, Vêneto, Lombardia, Tretino Alto Adigio e Friuli Venezia Giulia também sentiram o terremoto. De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália, o tremor foi precedido por outros dois, um de intensidade de 4,1 graus e outro de 2,2 graus.

Às 5h03 (0h03, no horário de Brasília), foram registrados desmoronamentos em algumas fábricas de Bondeno por conta de uma réplica do tremor, de 4,9 graus de magnitude.

Em Mirandola, também na província de Ferrara, os doentes em estado grave do hospital local foram removidos, assim como os idosos de um asilo, informou a Defesa Civil.

Segundo as primeiras informações dos bombeiros, haveria várias pessoas presas entre os escombros. A igreja de San Felice sul Panaro, na província de Modena, também foi destruída pelo terremoto, informou a Defesa Civil.