Um arrastão de fé e de devoção à Nossa Senhora

15/08/2012 09:03

Odia de feriado é em homenagem à padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção, e será no Santuário dedicado à santa, no bairro Vila Velha, que terão início as atividades que marcam a 10ª edição da Caminhada com Maria, com uma missa às 12 horas.


 

 

Após a celebração, haverá concentração na ponte sobre o rio Ceará. A caminhada está prevista para começar às 16 horas, com a chegada da imagem, e percorrerá 12 quilômetros até a Catedral Metropolitana, no Centro, onde ocorrerá a coroação de Nossa Senhora da Assunção.


 

No início da noite, uma homenagem aos 10 anos do evento será realizada nas proximidades da Marinha. Serão 10 minutos de queima de fogos que, segundo o coordenador do evento, Afonso Ibiapina, guardam boas surpresas aos participantes.


 

A caminhada de 2012 possui como tema “Com Maria no caminho da fé”. Segundo Ibiapina, o evento vem se consolidando como o maior da cidade. “Nossa Senhora por si só atrai os seus filhos, famílias de Deus, pois ela caminhou na fé e nos ensina a caminhar na fé, nos levando a Jesus e segurando nossas mãos nos momentos difíceis”, comentou o coordenador da caminhada.


 

A chegada à Catedral está prevista para às 19h30min. “Será um espetáculo em que Fortaleza se emocionará e mostrará ao mundo sua fé em Nossa Senhora”, apontou o coordenador.


 

Nos anos anteriores, a coroação era realizada no patamar da Catedral, mas hoje o momento acontecerá em um palco para que todos possam acompanhar. Além disso, telões serão disponibilizados nas proximidades.


 

Toda essa estrutura será vista pela primeira vez por Paulo da Silva, que irá para a caminhada com amigos. No último ano, ele acompanhou toda a celebração no rádio e decidiu que iria participar. Para ele, é um momento de somar à multidão, expressando a devoção e gratidão à Nossa Senhora, experiência para fortalecer a fé.


 

Para ele, que é educador físico, as regras para uma caminhada tranquila são simples: levar água, fazer alongamento, usar roupas leves e calçados adequados.


 

Se Paulo viverá a experiência pela primeira vez, Adler Trindade viverá hoje sua sexta caminhada, comemorando o aniversário de 32 anos. Ele mora em Fortaleza desde 2006 e, como parte da comunidade Shalom, sempre participou do evento. Para Adler, que acompanhou o crescimento do público ao longo dos anos, é um momento de testemunho que arrasta as pessoas, uma expressão da fé, como uma peregrinação.